top of page
  • Foto do escritorMCK Energia

Painel TTA/ PTTA

Atualizado: 2 de ago. de 2023


O painel elétrico TTA (totalmente testado e aprovado) e PTTA passaram por avaliações que garantem a confiabilidade e eficácia de sua aplicação, conforme norma da NBR IEC 60.439-1.

Partindo de um projeto elétrico e mecânico, o painel TTA/ PTTA são construído por elementos que passam por ensaios de desempenho individuais, incluindo os barramentos, entradas e saídas, alimentadores e partidas, assim como por testes em seu conjunto completo.

Desta forma o painel TTA/ PTTA podem ser considerado como um conjunto de manobra e comando de baixa tensão, que em um sistema sem desvios, está em conformidade com as normas técnicas estabelecidas.


 

A terminologia TTA/PTTA é utilizada aos quadros elétricos que atendem aos critérios da Norma NBR IEC 60439. Os painéis TTA são aqueles que passaram por todos os testes previstos na Tabela 7, incluindo os testes de tipo, realizados em laboratórios certificadores. Já os painéis PTTA, possuem lista de ensaios a serem atendidos conforme a Tabela 7, porém os ensaios de Curto-Circuito e Elevação de Temperatura podem ser extrapolados, por exemplo por meio de cálculo de conjuntos similares.


Os testes realizados para aprovar o painel TTA podem ser listados pelas avaliações dos seguintes aspectos:


a) Verificação dos limites de elevação de temperatura; b) Verificação das propriedades elétricas; c) Verificação da corrente suportável de curto-circuito; d) Verificação de eficácia do circuito de proteção; e) Verificação das distâncias de isolação e isolamento; f) Verificação do funcionamento mecânico; g) Verificação do grau de proteção.


 

Garantia TTA/ PTTA

Quando você compra um painel TTA/ PTTA recebe um certificado com a identificação do laboratório, do fabricante e do painel ensaiado. Este certificado é numerado e exclusivo para o seu equipamento.

Além dos ensaios de tipo acima mencionados, os painéis receberão os ensaios de rotina destinados a detectar falhas em materiais e na fabricação. Serão realizados após a finalização da montagem, preferencialmente em nossa fábrica e podendo ser assistidos pelo cliente.


A norma NBRIEC 60439-1 estabelece os seguintes ensaios de rotina:

a) Inspeção do conjunto, incluindo inspeção das instalações elétricas e ensaio do funcionamento elétrico. b) Verificação das conexões do condutor c) Verificação das medidas de proteção e da continuidade elétrica dos circuitos de proteção.


Nosso Cliente quando compra um painel TTA/ PTTA tem a garantia de um produto com certificado de qualidade numerado, exclusivo para o seu painel, garantindo seu o excelente funcionamento.


Todos os painéis da MCK Energia passam por rigorosos testes que garantem a qualidade conforme as normas técnicas.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page