top of page
  • Foto do escritorMCK Energia

Painel elétrico de comando e controle

Atualizado: 2 de ago. de 2023


O painel elétrico de comando e controle é utilizado para coordenar uma máquina ou um equipamento.

Logo na montagem do painel elétrico de comando e controle são inseridas chaves eletrônicas, inversores, contatores, controlador lógico programável (CLPs) e dispositivos de entrada de sinais, como sensores e medidores. O objetivo é controlar outros dispositivos eletrônicos.


 

O painel de comando é projetado e utilizado ​​para controlar equipamentos mecânicos sendo que cada painel de comando é projetado para um arranjo específico de equipamentos podendo incluir dispositivos específicos que permitem que um operador controle um determinado equipamento.


Portanto, é correto dizer que os componentes do painel elétrico é que controlam cada equipamento instalado e ligado ao painel de comando. É difícil descrever todas as combinações possíveis que podem haver em um painel de comando porque diferentes processos e setores industriais na maioria das empresas são diferentes e por este motivo cada painel de comando possui um projeto único.


 

Segurança e Eficiência


O painel elétrico de comando pode precisar de um switch industrial Ethernet, um componente que serve para conectar o painel aos IHMs e CLPs. Este item integra a máquina a uma rede de sistemas, por exemplo.

Já a chave geral também é um item importante para a segurança do painel elétrico de comando. Ela tem uma haste para conexão com a manopla que fica na entrada do painel, oferecendo controle e segurança.

As placas de conexão aumentam a eficiência do painel elétrico de comando, principalmente porque facilitam a fixação de componentes, assim não é necessário usar solda na montagem. Todos estes detalhes fazem muita diferença no resultado final do projeto.


 

Diferentes Itens do Painel


O painel elétrico de comando ainda pode ser montado com outros componentes, tais como com fusíveis, trilho DIN, canaletas, contator, bornes de aterramento, entre outros itens.

O contator, por exemplo, é muito usado para comandos de motores elétricos porque possui 3 polos em sua composição. Outro componente que possui importância essencial na montagem do painel é o CLP – Controlador Lógico Programável, usado na execução de lógicas para que o quadro opere conforme o esperado.

O papel dos disjuntores nos painéis também é oferecer a segurança para o maquinário. No caso de instabilidade elétrica, eles são desarmados e impedem que uma sobrecarga afete a qualidade do motor.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page