top of page
  • Foto do escritorMCK Energia

Painel Elétrico de comando

Atualizado: 2 de ago. de 2023


Um painel de comando é uma caixa ou quadro de metal que aloca todos os disjuntores, interruptores, temporizadores, reles, CLPs e dispositivos utilizados para o controle de um sistema elétrico. Importante notar que enquanto que um painel elétrico pode ter a função tanto de distribuir a energia quanto de controlar um sistema, o painel de comando tem o objetivo de comandar ou realizar o controle do sistema.

O painel de comando elétrico é projetado e utilizado ​​para controlar equipamentos mecânicos sendo que cada painel de comando é projetado para um arranjo específico de equipamentos podendo incluir dispositivos específicos que permitem que um operador controle um determinado equipamento.

Portanto, é correto dizer que os componentes do painel elétrico é que controlam cada equipamento instalado e ligado ao painel de comando. É difícil descrever todas as combinações possíveis que podem haver em um painel de comando porque diferentes processos e setores industriais na maioria das empresas são diferentes e por este motivo cada painel de comando possui um projeto único.


O quadro de comando elétrico recebe e registra impulsos elétricos recebidos das máquinas na linha de produção de todos os processos industriais. Dessa forma, proporciona o controle de todos eles, de forma organizada e segura.

A proteção dos dispositivos elétricos controlado pelo painel, assim como a dos funcionários que realizam a operação, é também uma grande vantagem.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page