top of page
  • Foto do escritorMCK Energia

Painel e Quadro Elétrico

Atualizado: 2 de ago. de 2023


O Quadro elétrico tem a função de distribuir a energia elétrica através de pontos de consumo de um imóvel, seja ele comercial ou residencial.


No painel elétrico montado, ou seja no conjunto, é possível encontrar disjuntores, fusíveis, barramentos elétrico, unidades de proteção e outros componentes, ele é um equipamento que recebe energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e assim a distribui por um ou mais circuitos.

Para realizar essa tarefa, ele deve ser construído seguindo as regulamentações técnicas, como a NBR 5410, regulamentação para instalações elétricas em baixa tensão, e a NR 10, regulamentação para instalações e serviços em eletricidade.

Dependendo do tipo do painel elétrico, existem outras normas técnicas que devem ser seguidas.


 

Os painéis podem ser utilizados também para comandar elevador predial, escada rolante, esteira rolante, ponte rolante, bomba d’água em poços artesianos, cisternas e caixas d’água, entre outros. Além disso, também podem controlar temperatura em sauna, piscina, forno, balcão frigorífico, ar condicionado e automatizar espaços comerciais, residenciais e industriais.

O painel elétrico é composto por vários acessórios e sistemas, como por exemplo: o de amarração e fixação, o de isolação, o de proteção, o de identificação e ferramentas de aplicação.

E hoje encontramos painéis elétricos “Smart”, ou seja, um novo conceito de painéis inteligentes que tem como função controlar remotamente através de aplicativos e possibilita análises dos quadros.

Esta atualização traz vantagens como realizar métricas em tempo real para facilitar a tomada de decisões, relatórios e coleta de leituras dos sistemas de água, ar, gás, eletricidade e vapor, por exemplo, sem precisar acompanhar manualmente.

 

Diferença entre painel elétrico e quadro elétrico


Além do painel elétrico, temos o quadro elétrico, que tem as mesmas funções de um painel, ou seja, ele recebe e distribui energia elétrica, mas a diferença entre eles seriam as dimensões. Em uma residência, por exemplo, falamos em quadro elétrico, que comporta predominantemente disjuntores de proteção. Já um painel elétrico tem dimensões muito maiores, pois são utilizados em áreas industriais e tem seccionadoras, disjuntores, contatores, relés, fusíveis, etc. Então, veja bem! As funções são as mesmas, de proteger os equipamentos, porém, a aplicação e dimensão são diferentes.

 

Barramento

Para um painel, o barramento elétrico é essencial, pois ele é o responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica, ou seja, é o distribuidor de fase, de aterramento ou carga neutra.

Ele pode ser usado tanto em painel quanto em quadros de luz. Já quanto ao seu material ele pode ser em duas versões:


Cobre:

Este que pode ser dividido em duas categorias: isolados que têm vantagem na hora do manuseio, e o barramento não isolado, que pode transmitir quantidades excessivas de energia que, neste caso, não é instalado em locais onde pessoas sem treinamento profissional podem ter acesso;


Metal:

Ambos os materiais são elementos excelentes para condução de eletricidade.

Existe ainda o barramento Terra, cuja sua função é elevar a segurança e proteção das pessoas, já que leva ao solo possíveis saídas de descargas elétricas. Já o barramento neutro se faz com fios e terminais, que ligam o ponto zero de cada circuito.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page