top of page
  • Foto do escritorMCK Energia

Centro de Medição

Atualizado: 4 de ago. de 2023


Centro de Medição é um equipamento utilizado para a leitura do consumo de energia elétrica nos estabelecimentos.

Os centros de medição são formados por caixas metálicas ou de policarbonato onde ficam localizados os relógios medidores da concessionária de energia da localidade.


Cada concessionária de energia possui padrões específicos para a instalação e medição. No geral, estes equipamentos possuem cabos de entradas e saídas de energia e sendo assim monitoram todo o gasto mensal de cada unidade consumidora.


Comumente, os centros de medição também agregam sistemas de proteção contra curtos circuitos, choques elétricos e incêndios.

 

Dentro de um empreendimento há diversas unidades privativas, e para cada uma delas, independente do tipo do empreendimento – seja comercial, residencial, shopping, galpão, não importa – a entrada de energia das unidades privativas são separadas e os medidores ficam nos centros de medição, bem como os medidores das áreas comuns.


Como é a entrada de energia no Centro de Medição?


Em resumo existem duas maneiras deles receberem a energia elétrica da concessionária: pelo sistema aéreo e pelo subterrâneo.


Entrada Aérea

Nesse tipo de entrada há um poste de entrada que fica localizado no limite da propriedade com a via pública. Então um ramal de alimentação aéreo é conectado aos ramais principais da edificação no topo do poste para levar energia até o centro de medição.


Entrada Subterrânea

Já nesse tipo de entrada o centro de medição é alimentado diretamente pelo ramal subterrâneo da concessionária, sem precisar de poste. O ramal de alimentação é conectado diretamente na caixa seccionadora de entrada no centro de medição.


Cada concessionária de energia possui padrões específicos para a instalação e medição. No geral, estes equipamentos possuem cabos de entradas e saídas de energia e, sendo assim, monitoram todo o gasto mensal de cada unidade consumidora.


A importância da medição de energia elétrica na indústria

Segundo dados de diversas instituições, a energia elétrica é responsável por mais de 40% dos custos na produção industrial do país. Então fica evidente que uma indústria precisa controlar seus gastos com eletricidade para garantir a economia desse recurso.

Uma das formas de controlar melhor os gastos com energia é sempre manter o centro de medição elétrica em perfeitas condições. Desta forma o equipamento deve fazer a recepção e aferição do consumo de forma correta.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page